Dica: Como saber que apps estão a consumir mais memória no seu Android

Não é anormal termos os nossos dispositivos móveis mais lentos que o normal, devido às muitas aplicações que temos instaladas. Como não controlamos aos consumos de memória, muito por culpa dos programadores e da forma como estes criam as suas apps, estamos sujeitos.

No Android não existe uma forma direta de ver quem está a consumir mais recursos e controlar a sua execução. Mas, com algum cuidado, podemos ter acesso a essa informação. Veja como o fazer.

Pode ser uma situação comum vermos os nossos telefones Android abrandarem ao fim de algum tempo de utilização e de instalarmos as aplicações que usamos no dia a dia. Estas concorrem pelos recursos disponíveis, muitas vezes sem qualquer controlo.

Para saber quem está a consumir esses recursos e provavelmente terminar essa utilização anormal, existe uma forma simples, mas não totalmente acessível. Em segundos pode ter essa informação à vista.

Aceder às Opções de programador do Android

O primeiro passo para aceder a esta informação precisam primeiro de ativar as Opções de programador. Para isso só precisam de seguir estas instruções. De seguida, e caso tenham saído, devem aceder às Definições do Android.

De seguida, para avançar, devem aceder à opção Sistema. Esta encontra-se no final do ecrã a que acedem a entrar nas Definições do Android.

De seguida, e mais uma vez no final das opções presentes, vão encontrar a definição que procuram: Opções de programador.

No final, para aceder à informação que procuram, têm de carregar na opção Serviços em execução. Esta opção está logo no início das diferentes opções de programador disponíveis.

A lista de serviços em execução

É aqui que vão ter acesso a todos os serviços que estão a correr no Android, tendo acesso à memória consumida e ao tempo de execução de cada um desses serviços.

Podem depois escolher um desses processos e ver cada uma das suas dependências. Estas podem ser avaliadas e paradas, de forma individual.

A lista de processos em cache

Outra opção que têm é a lista dos processos em cache. Aqui podem também ver a lista dos processos que estão em segundo plano e que consomem também recursos. A informação direta apresentada limita-se à memória.

Ao abrir um desses processos, podem ver se está ainda a ser usado ou a aguardar ser chamado e a memória usada. Podem aqui dentro terminar o processo.

Este pode não ser o processo mais direto e simples, mas é o que dá mais informação e controlo aos utilizadores do Android no que toca à gestão da memória das apps que estão instaladas e em uso.

Fonte: PPLWARE

Leave A Comment